sexta-feira, 18 de abril de 2014

"Eutonia, a pele consciente" na vida de uma terapeuta ocupacional


Por Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO
Como algumas pessoas já sabem fiz especialização também em Eutonia. 
Parece que gosto de metodologia que muitas pessoas não tem a noção do que se trata?
Não é bem isso. 

A Terapia Ocupacional, Integração Sensorial e a Eutonia (as quais me formei e vivo há alguns anos) são práticas que lidam diretamente com a qualidade de vida do ser humano, que têm uma embasamento teórico bem preciso. 

A Eutonia teve um diferencial a mais, pois na formação cada aluno precisa viver o processo em si para depois poder se formar como Eutonista. Não é uma metodologia "passada", mas vivida na própria pele...ossos, músculos...no espaço interior com e no espaço exterior levando a um desenvolvimento da consciência corporal nas diferentes dimensões.

Apesar destas práticas, e talvez por isso, não terem um reconhecimento amplo na mídia, elas tratam de questões do nosso dia-a-dia. É tão simples, causal e consequente que pode escapar das nossas vistas. Possivelmente porque está sempre aqui, no meio de nós, consciente ou não: como podemos manejar melhor a nossa vida conhecendo o nosso modo de ser, o próprio corpo, acolher as particularidades, as similaridades com os outros. Como podemos regular o tônus diminuindo o estresse da vida nas grandes cidades, como podemos prevenir dores, ampliar repertório de  movimentos, sentidos e interesses... compartilhar habilidades e emoções. 

Estas são algumas razões que escolhi este caminho profissional que está implícito lidar com o prosseguindo da evolução de muitas vidas.

Quer saber mais sobre Eutonia? 
Leia um trecho do texto da Màrcia Bozon. Muito bom. Segue o link abaixo.
"A eutonia parte do princípio de que todo organismo vivo tem a capacidade nata de autorregulação, pois durante um único dia vivemos inúmeras situações, sendo que em cada uma delas são produzidas múltiplas alterações fisiológicas em nosso organismo, provocando mudanças no nosso estado geral no que se refere, por exemplo, à nossa disposição ou indisposição para a ação, nosso nível de atenção ou de dispersão, nossa sensação de tensão (nervosismo, ansiedade) ou relaxamento (calma, tranquilidade), etc. Cada um destes estados possui padrões próprios de funcionamento que são, por sua vez, variáveis e transitórios, dependendo do momento e das circunstâncias, sendo que muitas vezes nosso corpo efetua operações complexas sem que tenhamos consciência de como isto está ocorrendo.
A eutonia nos propõe uma prática de atenção aos processos corporais, desde a tomada de consciência das nossas características físicas (peso, volume, forma corporal, presença da pele, da estrutura óssea, etc.), passando pela relação com o ambiente e todos os estímulos dele provenientes, até a atenção sobre os processos subjetivos que acompanham os estados corporais como os sentimentos, os pensamentos e as emoções. Trata-se, portanto, de uma abordagem somato-psíquica do ser humano, a qual considera que os processos corporais estão diretamente interligados aos processos mentais, emocionais e psíquicos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário