quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Recurso para desenho com crianças em condições de paralisia cerebral

                                                                                                                               Por Ana Elizabeth Prado
                                                                                                                                     Crefito 3/1670 TO
Quem tem um filho com "paralisia cerebral" ( não sou simpatizante deste termo, mas é como todo mundo conhece) ou em qualquer condição de disfunção neuromotora sabe como é difícil achar utensílios para desenho e pintura . Fica ainda mais difícil quando existe alguma disfunção sensorial associada. Normalmente precisa de um terapeuta ocupacional para adaptar os materiais principalmente para as crianças com dificuldades na preensão e manutenção do objeto nas mãos.
Em dezembro estava garimpando nas lojas e achei este material da Faber Castell dirigido às crianças pequenas que estão iniciando os primeiros rabiscos e que usam a preensão palmar.


Logo vi que poderia servir para aquelas crianças com alteração de tônus e que precisam segurar o utensílio com toda a mão. É um estojo de quatro cores com um bom tamanho para preensão palmar, e a cada vez que entra em contato com o papel a tinta escoa numa quantidade precisa. Além disso, o traçado é mais grosso facilitando para quem tem alteração na função visual podendo brincar e exercitar a coordenação motora e visuo-espacial.



Para algumas crianças pode ser usado um recurso auxiliar para ajudar a manutenção do tubo de tinta na mão como por ex uma faixa ou elástico. Peça dicas à terapeuta ocupacional do seu filho.
Fica aqui a minha sugestão e boa diversão para a garotada nestas férias!

Atualizando....como tem muita gente procurando o material e não encontra me mandaram esta sugestão com material reciclável. Infelizmente não sei quem foi o criador, mas fica a dica. Quem souber a autoria me avisa, achei muito boa.



4 comentários:

  1. Não encontro em lugar nenhum....tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  2. Márcia, eu comprei na loja zastras em São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Onde encontrar na cidade do Rio de Janeiro? Trabalho com AEE - Atendimento Educacional Especializado e será muito útil! Abraço e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rossana, desculpe mas não conheço onde possa comprar no Rio. Tente direto pela Faber Castell. Mas olha, tenho uma solução que vc pode tentar. Não sei de quem foi a idéia, mas já me deram um toque que pode fazer com material reciclável: pote de yakut com tinta guache e na ponta colocar um pedaço de esponja preso por um elástico. Experimente e depois me conta, ok?
      Boa arte!

      Excluir