quarta-feira, 25 de setembro de 2013

"Jogo dos 7 acertos" - sessão de terapia ocupacional usando recursos sensoriais

Toda criança precisa de brincadeiras que explorem os sentidos e imaginação!
Por Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO

Quem consegue visualizar 7 coisas legais que utilizamos na sessão de hoje na terapia ocupacional?
Pois é, estão bem aí, nas nossas mãos, no nosso dia-a-dia. Objetos descartáveis ou alguns que podem até serem usados de outra maneira do que habitual. Tudo com intuito de tornar sensorialmente rica a brincadeira e a criança sair da sessão feliz e organizada.
Sim, muitos recursos sensoriais servem para a criança conhecer seu corpo e relacionar às qualidades físicas do meio no sentir, fazer e pensar.
Brincadeiras sensoriais, se bem escolhidas, ajudam também a organizar o estado de alerta e de atenção, refinar as habilidades motoras e perceptivas, além de serem prazerosas.
Algumas crianças precisam mais destas brincadeiras do que outras, principalmente as que apresentam alterações no processamento sensorial.

Respostas dos 7 acertos:
1- para algumas crianças é recomendável um recurso com limite estabelecido, conteúdo/continente, fora/dentro, poder ficar/poder sair. Assim cria uma zona de conforto e território para brincadeira - nesse caso, a piscina inflável que no começo estava vazia.
2-os materiais podem ser colocados ao poucos permitindo que a criança processe, no tempo que for possível para ela, a construção do espaço da brincadeira
3- ainda sobre espaço: uso de recipientes de formas diferentes e,
4- de transparências diferentes
5- de cores diferentes
6- de tamanhos diferentes
7- de texturas diferentes

xi.... já foram escolhidas 7 coisas legais e ainda tem tanta coisa para elencar!
Vai a dica: adapte os materiais de acordo com a necessidade sensorial da criança, mas prepare as ofertas para incentivar a mudança de hábitos e novas aprendizagens.
Fica o espaço para imaginação e habilidade de cada um em tornar lúdica e interessante esta brincadeira.

Lembre que:
há o que é comum a todos e o específico para cada necessidade e desejo. Não necessariamente um exclui o outro, mas sim, quase sempre, se complementam! 
Este é o lema da inclusão mas serve para vida de qualquer um.

Você pode também querer ler sobre brincando na terapia de integração sensorial


Nenhum comentário:

Postar um comentário