terça-feira, 30 de abril de 2013

Estimulação para crianças com Síndrome de Down


Por Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO

O bebê com Síndrome de Down apresenta defasagem de desenvolvimento em diferentes níveis, a depender de cada criança. A alteração na regulação de tônus e na organização das informações sensoriais são alguns aspectos chaves que necessitam de uma atenção maior nesta fase de vida.


Um dos objetivos da terapia ocupacional junto à família e o bebê com Down é elaborar atividades em um ambiente lúdico e de interação para garantir o desenvolvimento sensório motor necessário para a  estruturação da personalidade.


O profissional de terapia ocupacional pode auxiliar nas escolhas e ênfases de vivências corporais, brincadeiras, posições facilitadoras a jogos interacionais, brinquedos, materiais sensoriais e dicas para adequar as atividades da vida diária.

Antes de tudo a criança com Down é uma criança que precisa brincar e aprender entrando em relação com o mundo, como qualquer outra criança. A nossa função vai ser de dar o apoio para que isto aconteça. Lembremos sempre de não colocar o tratamento antes da pessoa. Estes caminham juntos numa seleção natural de evidência.



Movimento Down publicou um Guia de Estimulação para Crianças com Síndrome de Down  e oferece download gratuito para os primeiros meses de vida tão importantes para prosseguir o desenvolvimento e fornecer a atenção às crianças com Down. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário