segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Livro com jogos e brinquedos adaptados para crianças com deficiência visual

Toda criança tem o direito e precisa brincar!
Mas nem sempre é tranquilo pois existem alguns motivos que podem dificultar o acesso ao universo lúdico. Como nos casos em que a criança apresente algum impedimento orgânico seja ele mental, físico e/ou sensorial.

Sabemos que a maioria dos brinquedos não são adaptados para crianças com alguma disfunção. Mas elas tem o interesse e necessidade como qualquer criança. Falo isso em outras postagens 
http://terapiaocupacional-bethprado.blogspot.com.br/2011/02/delicadeza-entre-querer-e-poder-brincar.html
Desta vez deixo o link para acessar um livro muito bom que fala de jogos e brincadeiras para crianças com deficiência visual promovendo a inclusão tão necessária para se viver em comunidade. Vai lá!
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/brincartodos.pdf

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Brincar, sempre!

Hoje, 12 de outubro, dia especial dedicado às crianças! 

Por Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO

E como não falar em brincar?!

Amarelinha, pião, pega-pega, soltar pipa, corrida de saco, batatinha frita 1,2,3, bola de gude, baralho, chocalho, brincadeira de roda, queimada, cama-de-gato, carrinho, boneca, jogo de sombras na parede, fazer chá para as bonecas, balançar, pintar, esconde-esconde, brincar de estátua, de cabana...enfim tudo que podemos, na medida do possível, vivenciar na infância e quiça hoje transmitir para as crianças deste tempo um ensinamento tão natural de viver com o corpo, mente e alma de forma integrada. 

O brincar alia o que precisamos apreender,  elaborar, expressar, imitar, modificar, criar..."coisas dos modos". Começar, durar, terminar, persistir, mudar..."coisas do tempo".

No post de hoje indico um livro: "Jogos de todo o mundo. Mais de 100 jogos individuais e de grupo". Da Ciranda Cultural. Autores: Oriol Ripoll e Rosa Maria Curto. 
Um livro didático e bem abrangente que conta sobre as brincadeiras dos diversos países. Comprovando que em qualquer idade, condição orgânica, raça e cultura há sempre um tempo e lugar para brincar!




Na dúvida, brinque. Sempre! Com a sua criança e com quem estiver por perto.

Diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down

De olho na informação!
Segue o link do material elaborado em 2012 pelo Ministério da Saúde.

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/diretrizes_cuidados_sindrome_down.pdf