quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Bebês com atraso de desenvolvimento


Situações não favoráveis contribuem para o atraso de desenvolvimento global em alguns bebês. Sejam elas de causa genética, situações orgânicas da gestação, parto e pós-parto, inclusive a prematuridade. Além destas, há aquelas de risco e exclusão social das famílias podendo levar a defasagem motora e intelectual da criança.
Ana Elizabeth Prado
Crefito 3/1670 TO

É importante os pais estarem atentos a qualquer dúvida que se tenha sobre como seu filho se movimenta, reage a diferentes sensações, como dorme, se alimenta, brinca e se relaciona com os outros. 
O bebê e a criança se desenvolvem por meio do brincar.
A terapia ocupacional estuda e pratica o brincar como recurso terapêutico

Na dúvida sempre leve a um profissional especializado. Quando os pais suspeitam há grandes chances de realmente ter um atraso mesmo que, infelizmente, alguns profissionais insistam em dizer que "não é hora para levar ao terapeuta".

Devemos lembrar que quanto mais cedo sejam favorecidas brincadeiras e condições diárias para o bem estar e desenvolvimento a criança segue os passos do seu crescimento da melhor forma possível.

Achei um link muito bom como sugestão para acompanhar o desenvolvimento motor. Mesmo para aqueles que não dominam o inglês as fotos são muito elucidativas. Bom proveito!

http://www.skillsforaction.com/node/677 

Nenhum comentário:

Postar um comentário